Como forma de ajudar nas ações de enfrentamento ao COVID-19 em todo o mundo, o Google começou a divulgar um relatório sobre a mobilidade das pessoas em 131 países, com base nas mudanças na movimentação registradas pelos celulares dos usuários que compartilham por onde andam com a empresa.
O Google orienta que as informações não seja usadas para especular ou fazer associações com diagnósticos médicos ou prognósticos, mas os dados revelam que a pandemia mundial afetou de fato o cotidiano das pessoas.
No Brasil, o mês de março registrou queda, na média, de 71% na mobilidade das pessoas para restaurantes, shopping centers, cinemas, parques entre outros locais de lazer ou compras.
Para estações de trânsito, como parada de ônibus e de metro, a redução da mobilidade ultrapassou 60%, seguido pelo trânsito para locais de trabalho, com queda de 35% na movimentação.
O único grupo que registrou aumentou foi o do tempo passado em casa. Os brasileiros estão passando 17% a mais do seu tempo em casa, conforme o relatório
As informações dos novos relatórios de mobilidade do Google gerados para os 131 países, como é o caso do Brasil, estão acessíveis pelo link.
A empresa organizou os dados em seis categorias de locais: lojas e entretenimento (museus, centros comerciais, cinemas), supermercados e farmácias, parques e praias, estações de transportes públicos, locais de trabalho e zonas residenciais.
Como referência, os hábitos registrados em março são comparados com o período de 3 de Janeiro a dia 6 de Fevereiro.
Há casos de estados, como o de Santa Cantarina, onde a redução da mobilidade para shoppings, lojas ou praças e parques foi superior a 80%.