I​niciativa do Amazônia Lab, do Projeto à Startup, busca preparar os empreendedores para participar dos editais de apoio financeiro abertos no Pará.

O estado do Pará vive um boom de iniciativas públicas e privadas de apoio a empresas de base tecnológica, startups e empreendedores que sonham em transformar suas ideias em casos de sucesso. Só em recursos financeiros diretos, os valores ultrapassam R$ 15 milhões em diversos programas de apoio, além das atividades de aceleração e qualificação dos participantes. 

Para ajudar os empreendedores paraenses a aproveitar todas essas oportunidades, o Amazônia Lab, consultoria especializada em projetos de inovação, lançou Do Projeto à Startup, uma trilha de oficinas gratuitas e on-line, para apoiar a elaboração das propostas. 

As oficinas acontecem nos dias 16, 17 e 18 de novembro, de 17 às 21h, pela plataforma de qualificação do próprio Amazônia Lab. Os interessados devem fazer a sua inscrição pelo endereço amazonialab.com.br/trilha. Após a inscrição, os participantes receberão detalhes sobre as atividades e o material de qualificação que vão receber. 

Serão 14 horas de oficinas, com diversos especialistas do Amazônia Lab, sempre abordando os temas e exigências previstas nos editais de inovação que estão em andamento ou serão lançados nos próximos meses.

A elaboração de um projeto de inovação consistente, de acordo com as regras do edital, é a porta de entrada para empreendedores que estão buscando apoio financeiro e assessoria para transformar ideias em produtos ou ampliar seus negócios inovadores.

“Os editais de apoio à inovação, em geral, são divididos em fases, com documentos e rotinas próprias. É comum que boas ideias fiquem de fora por falta de um documento ou porque o objeto do projeto não está adequado ao que o edital pede”, explica Fabrício de Paula, um dos realizadores do projeto, que já participou da análise de propostas de programas nacionais como o Catalisa, do SEBRAE. 

Segundo ele, o momento é favorável para quem pretende avançar com seu negócio ou tirá-lo da cabeça, no entanto, o empreendedor deve estar preparado, não deixar para cima da hora, sempre apresentando seu projeto de forma consistente, com cronogramas estruturados e valores solicitados de acordo com a necessidade da proposta. 

“Nesta edição do projeto, vamos focar no segundo edital do Programa Startup Pará, que está em fase de inscrições até o dia 10 de dezembro. Durante as oficinas, vamos trabalhar todos os conceitos ligados à inovação, mercado, público-alvo, receitas e despesas, entre outros,  além de uma oficina específica sobre elaboração de projetos inovadores”, ressalta. 

Do Projeto à Startup é voltado tanto para quem quer transformar suas ideias em empresas inovadoras, quanto para empreendedores que já estão no mercado, e querem se beneficiar dos investimentos colocados à disposição pelos setores públicos e privados. 

SERVIÇO
Do Projeto à Startup – Trilha de Inovação
Oficinas gratuitas online para empreendedores
Dias 16, 17 e 18 de novembro.
De 17 às 21h.
Inscrições em amazonialab.com.br/trilha